Blog

Cuidados na rotina de acamados - Lavagem das mãos

09.10.2019 16:36

No dia a dia, devemos lavar as mãos antes e depois das refeições, de ir ao banheiro e de realizar tarefas diversas. Isso porque nossas mãos hospedam bactérias, vírus e fungos, que podem nos causar doenças. Mas, e em se tratando do cuidado com um familiar acamado ou enfermo... o ato de lavar as mãos tem a mesma importância? Em que momento devemos lavar as mãos ao entrar em contato com esses pacientes?

A lavagem das mãos, no contexto da manipulação de indivíduos acamados, assume uma importância ainda maior. Independente do local onde eles estejam - seja no hospital, ou mesmo, em casa - é preciso que a lavagem das mãos seja executada corretamente, uma vez que contribui para a condição de saúde do paciente.

Pessoas enfermas são mais suscetíveis a desenvolverem doenças cruzadas, ou seja, aquelas que são transmitidas pelo toque das mãos de seus cuidadores. Porque, ao tocar e manipular os pacientes, os seus cuidadores transmitem microrganismos, vírus e bactérias que podem existir em suas mãos, e, ao entrar em contato com o paciente, e devido à fragilidade de sua saúde, podem lhe causar doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em 40% o risco de contaminação de qualquer microrganismo que possa estar nas mãos da pessoa responsável pelos cuidados ao paciente, diminuindo o risco das infecções cruzadas. Ademais, a lavagem das mãos é uma técnica muito simples, exigindo apenas um pouco de tempo e boa vontade. Aprenda o procedimento.

Para lavar as mãos corretamente, abra a torneira e molhe as mãos e o antebraço, adicionando sabão, de preferência neutro e líquido. Ensaboe as mãos, friccionando uma na outra por mais ou menos 30 segundos. Lave também a palma e o dorso das mãos com movimentos circulares, os espaços entre os dedos, as articulações e as unhas. Caso use escovas para a lavagem, tome cuidado para não gerar lesões na pele.

Após, enxague as mãos e o antebraço com água corrente e abundante, até a retirada completa do sabão. Seque as mãos e o antebraço com papel toalha, e feche a torneira, também usando o papel toalha, de modo que você não toque a torneira com as suas mãos. Toalhas de tecido não devem ser utilizadas. Evite, ainda, o uso de pulseiras e anéis – eles podem proliferar as infecções. Pronto! Você está higienizado para manipular o seu familiar em suas rotinas.

E quando, em que momentos você deve lavar as mãos? Sempre que for manusear o paciente, antes e depois de qualquer atividade – preparo e administração de medicações, dietas, cuidados com a sua higiene, medidas de conforto, enfim, qualquer atividade destinada a ele. O álcool gel 70% apenas deve ser usado quando não for possível lavar as mãos, já que ele não substitui a técnica da lavagem correta das mãos.

A lavagem das mãos é uma ação simples, mas que, em se tratando da segurança e da manutenção da condição de saúde do paciente, traz grandes resultados. Com inigualável eficácia, nos conduz a atividades humanizadas e saudáveis, onde promovemos saúde, protegemos e salvamos vidas.

Cuide de seu familiar com todo o carinho e cuidado que ele merece. Lave suas mãos corretamente!

 

Este texto tem caráter informativo. Para maiores informações sobre os cuidados que os acamados devem receber, consulte um enfermeiro ou médico de sua confiança. 

Kátia Luza - Enfermeira - COREN 164.060

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×