Blog

Fazendo o autoexame das mamas

15.10.2019 15:00

O autoexame das mamas é bastante eficaz para o conhecimento do próprio corpo e identificação de alguma mudança na mama. No entanto, para a realização do autoexame, alguns cuidados devem ser tomados:

1) Mulheres em idade reprodutiva (período compreendido após a primeira menstruação e até a menopausa): devem fazer o exame dez dias após acabar a menstruação, pois devido a questões hormonais desse período, a densidade da mama pode alterar, dando resultados não compatíveis com a realidade.

2) Mulheres que já estão na menopausa ou, que por outro motivo, não menstruem mais, também devem realizar o autoexame todos os meses. Para isso, indica-se escolher um determinado dia do mês, como a data do seu pagamento, e fazer o exame sempre na mesma data.

Seguem os 3 passos para você fazer o autoexame da mama:

Passo 1: Vá até a frente de um espelho, retire a roupa da parte superior do corpo, coloque as mãos na cintura e observe suas mamas. Verifique se elas estão uniformes, se a coloração da pele parece normal, se as mamas apresentam alguma mancha ou marca diferente e, caso haja alguma lesão, observe o seu aspecto. Ainda, levante os braços com as mãos apontando para cima, observando se há retração ou deformidades em parte ou em toda a mama.

Passo 2: Abaixe um dos braços ao nível da nuca e, com o outro, realize o exame. Então, apalpe as mamas com a ponta dos dedos, uma de cada vez, com movimentos circulares, e com as digitais de fora para dentro - esse movimento ajuda na identificação de algum adensamento (caroço) existente.

Passo 3: Agora, pressione levemente os mamilos, com a finalidade de observar se existe alguma secreção sendo expelida por eles. Examine, também, toda a região axilar. As axilas são ricas em linfonodos e, por isso, também devem ser examinadas.

Pronto! Você acabou de fazer o seu autoexame das mamas – viu como é fácil?!
Caso seu autoexame não tenha apresentado nenhuma alteração, ótimo. Mas não deixe de realiza-lo todos os meses e, anualmente, visitar um profissional de saúde para avaliação mais detalhada.

Por outro lado, caso você tenha identificado alguma alteração das suas mamas, aprofunde a investigação. Neste caso, procure um profissional de saúde imediatamente, um enfermeiro ou um médico. Esses profissionais irão realizar um exame mais aprofundado e, se necessário, solicitarão exames mais detalhados.

E, lembre-se: quanto antes conseguirmos fazer o diagnóstico e tratarmos a doença, maiores são as chances de cura. Porque nada é mais importante que o teu cuidado. Por isso, toque-se, cuide-se, ame-se, sem negações e sem temores. A sua saúde agradece.

 

Este texto tem caráter informativo.  Para maiores informações e diagnóstico de alterações na mama, procure um profissional de sua confiança.

Kátia Luza - Enfermeira - COREN 164.060

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×